post-expressoes-moda

Vamos explicar para você o significado de 4 expressões em inglês que estão na moda. Curiosos? Vamos a elas. Já ouviu falar em phubbing? Não? Então vamos mudar a pergunta. Já ficou irritado com alguém que dá mais atenção ao seu celular do que ao que você está falando? Sim? Então pronto, você já sabe o que é phubbing!

O verbo foi inventado por uma agência de publicidade e tem sido repetido para descrever a ação de ignorar ou esnobar alguém (= snubbing), quando se está usando o celular (phone) . Phone + snubbing = phubbing. Já foi até criada uma campanha contra a prática, chamada “Stop phubbing!”.

E você já sentiu FoMO? Fear of Missing Out, ou “medo de ficar por fora”, em português. Esse acrônimo tem sido usado para descrever a angústia que alguns sentem quando estão offline. É a necessidade de acompanhar oportunidades e convites ou simplesmente saber o que seus amigos estão fazendo pela internet. Essa sensação, de estar perdendo algo muito importante, leva a um desejo de ficar conectado 24 horas por dia.

Cuidado com o phubbing, cuidado com o FoMO: talvez eles signifiquem que você não tem social intelligence.

Social intelligence é a habilidade de se conectar com as pessoas, de uma forma objetiva, sem preconceitos nem superficialidade. É a capacidade de estimular no outro uma ação, reação e interação, entendendo e reagindo adequadamente com seu meio social. Sabe aquela pessoa que consegue desenvolver relações saudáveis, duradouras e produtivas? Ela não tem sorte de estar cercada de pessoas perfeitas. Ela tem inteligência social!

E para fechar, vamos estudar a palavra transdisciplinarity , que não é tão nova, mas tem sido muito citada como uma forma de vencer os desafios cada vez mais complexos da humanidade.

Ela parte da ideia de que uma única disciplina, ou uma única área de conhecimento não é mais suficiente para resolver determinados problemas. Daí, a transdisciplinaridade, ou a junção de áreas de conhecimento. Você já deve ter visto soluções incríveis vindas de um artista e de um engenheiro, ou de um físico e um filósofo, ou até de um profissional de T.I. e um biomédico. Algo genial pode ser inventado, porque a transdiciplinaridade amplia a visão sobre a realidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.